quarta-feira, 13 de maio de 2009

O porquê deste curso??

Comecei a pensar neste curso ainda estava grávida. Na altura pensei como participante e hoje também :) Faz-me pensar a forma como os nossos bebés são recebidos neste mundo. Comecei a observar como a atenção à saúde da grávida é desintegrada e consequentemente desintegradora. A sua rotina é serem acompanhadas por vários profissionais que não se relacionam e actuam em serviços desvinculados. Os cursos de preparação para o parto são, na maioria das vezes, realizados de forma muito técnica, fria e distante, vizualizando-se apenas mais um corpo grávido que ao fim de nove meses irá expulsar um corpo recém nascido. O facto de ninguém falar da vida emocional desses dois corpos permitiu-me olhar de outra dimensão, para mulheres e recém nascidos para o binómio mãebebé (que nem em palavras se dissocia).
Foi nesta base que criamos este curso para que as mulheres e os seus bebés recebam uma atenção integral como um ser bio-psico-social, principalmente durante a gravidez. Assim existe sim um espaço educacional mas cohabita com o espaço emocional em todas as sessões.

É raro encontrar profissionais de saúde que acreditem que a experiência do nascimento seja importante para o bebé e interfira no desenvolvimento emocional do indivíduo. Mas Freud já acreditava na importância do trauma do nascimento e formulou a ideia valiosa de que a sintomatologia da ansiedade poderia estar relacionada ao trauma do nascimento.

Grantly Dick Read, em 1942, acreditava na importância de proporcionar confiança à mãe com o objectivo de impedir ou superar o medo da mãe, considerado um elemento seriamente perturbador para a função materna na hora do parto.

Para Winnicott, é necessário reconhecer e avaliar o tipo de meio ambiente ao qual pertence a experiência do nascimento, bem como a capacidade que a mãe tem de se devotar ao bebé recém-nascido, a capacidade dos pais de dividir a responsabilidade, à medida que o bebé se torna uma criança e a capacidade da situação social de permitir que a devoção materna e a cooperação paterna desempenhem seus papeis.
O nascimento tem muitos níveis de experiências, alguns dos quais podem deixar marcas profundas e permanentes na saúde física e psíquica do novo ser. Portanto é necessário criar condições propícias, tanto emocionais como fisiológicas para a mãe durante a gravidez e parto e dar ao recém nascido a oportunidade de um nascimento harmonioso, respeitoso e de amor!
f.

Sem comentários:

Enviar um comentário