terça-feira, 19 de maio de 2009

Porquê Nascimento Biodinâmico?

Porquê a necessidade de inventar outro termo? Biodinâmico? Não seria mais simples dizer nascimento suave, ou natural, ou normal?

O problema com o termo parto normal prende-se com o facto de esta ser uma definição de parto que é cultural e socialmente específica. Será que parto normal é um parto vaginal, por oposição a parto por cesariana? Ou parto normal significa um parto vaginal não instrumentalizado, sem uso de fórceps ou ventosas? Mas, e se a mulher tiver um parto não instrumentalizado, sendo contudo o seu parto induzido por meio de ocitocina sintética, vendo-se esta privada da possibilidade de produzir as suas próprias hormonas; ou se o profissional de saúde lhe romper as águas ou fizer um descolamento de membranas; serão estes ainda partos normais? Por isso ultimamente se tem falado tanto na necessidade de estabelecer consensos sobre o que é um parto normal.

Quando se fala de parto natural, pressupõe-se que o parto tenha decorrido sem qualquer intervenção médica e se penso num parto suave, vem-me à mente um parto pouco custoso, aprazível.

Ora, como diz Michel Odent, quando falamos de um parto suave, natural ou normal, estamos a falar da qualidade do resultado. Como é que eu posso afirmar que estou a fazer uma preparação para um parto natural? Eu só sei se o parto foi natural ou não depois de o bébé nascer. Cada mulher e cada bébé são únicos e cada parto tem as suas peculiaridades.

A única coisa que eu posso afirmar com certeza é que a atitude perante o nascimento é uma atitude biodinâmica, ou seja, de compreensão e respeito pelos processos fisiológicos da mãe e do bébé. Certamente, se houver esta compreensão será maior a probabilidade de conseguir, enquanto resultado, um parto natural e suave.

Quando falamos de nascimento biodinâmico, queremos também ressaltar a importância desta consciência e compreensão estar presente não apenas no momento do parto, mas também em todo o pré-natal e no pós-parto. Idealmente, esta atitude levar-nos-ia inclusivé a preparar o nascimento bem antes da concepção.
m.

Sem comentários:

Enviar um comentário