terça-feira, 19 de maio de 2009

Educador perinatal - os nossos princípios

. Dar à mulher ferramentas para que esta confie que ela própria já tem o conhecimento sobre como dar à luz. Acreditamos que o corpo da mulher está preparado para o nascimento.
. Ouvir a mulher, os seus medos, as suas dúvidas, as suas emoções, as suas crenças. Acreditamos que o parto é um momento de transformação para a mulher e de crescimento pessoal. As emoções têm um efeito grande no resultado do parto.
. Encorajar a mulher a ouvir o seu próprio corpo e facilitar o processo de parto. Não se trata de impôr um método de dar à luz, pois acreditamos que não existe uma forma correcta de parir. Cada mulher e bébé e parto são únicos.
. Ajudar na escolha de um profissional de saúde e na escolha de um local de parto que transmita segurança à mulher. O melhor local de parto é aquele em que a mulher se sente mais segura: para algumas mulheres, esse local é o hospital, para outras será o domicílio, outras ainda terão preferência por casas de parto. Em qualquer destes locais deveria ser assegurada a privacidade e encorajada a mobilidade.
. Apoio à amamentação. Acreditamos que o leite materno é o melhor leite para o bébé.
. Informar sobre os jargões médicos. Acreditamos que os pais devem ter acesso a todas as informações médicas por forma a tomarem decisões informadas
. Embora as cesarianas possam salvar vidas, a taxa de cesarianas é, de acordo com a OMS, demasiado elevada. Acreditamos que os partos vaginais pós-cesariana (VBAC) são muitas vezes mais seguros do que novas cesareanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário